A contaminação cruzada é a transferência de micro-organismos de uma substância para outra. Ela, normalmente, ocorre de um alimento contaminado para outro, o que pode ocasionar diferentes tipos de doença.
Um tipo de contaminação cruzada bem comum é a que ocorre quando traços ou partículas de um alimento com glúten entram em contato com outro isento dessa proteína.
Quando ocorre a contaminação cruzada?
Ela pode ocorrer em diferentes etapas de obtenção do produto, como plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização, transporte, venda e manipulação.
No caso do glúten, por exemplo, costuma correr de muitos produtos alimentícios que, naturalmente, não contêm essa proteína em sua composição, serem contaminados por alimentos que fontes de glúten, durante a produção ou transporte.
Nesses casos, em seus rótulos, há o aviso de que aquele produto contém glúten, como é o caso da aveia.
Quais os principais perigos da contaminação cruzada?
Nos portadores da doença celíaca ou com sensibilidade ao glúten, o organismo pode reagir de diferentes maneiras, após ingerir mesmo que uma quantidade mínima de alimento com traço de glúten. As principais reações são: diarreia, constipação, vômitos, náuseas, distensão e dor abdominal.
O que a Santa Pausa faz para evitar esse tipo de contaminação?
A Santa Pausa oferece alimentos totalmente seguros para o consumo de pessoas que precisam retirar o glúten da dieta. Para nós, a restrição alimentar é coisa séria e, por isso, contamos com uma série de procedimentos e exigências em toda nossa cadeia de produção. São eles:
Temos elaborado o Manual de Boas Práticas de Fabricação, que garante segurança, qualidade e eficiência na fabricação de nossos produtos;
Nossos fornecedores passam por uma rigorosa seleção de qualidade e segurança alimentar, onde as compras são realizadas apenas daqueles que comprovam ausência de glúten;
A Santa Pausa produz apenas produtos sem glúten, assim não temos o risco de contaminação cruzada nos ambientes e maquinários;
Nossa equipe passa por constantes treinamentos e orientações;
Os produtos Santa Pausa são enviados para análise em laboratório externo, o que comprova a total ausência de glúten em todos eles.
Como posso evitar a contaminação cruzada na minha casa?
A forma como você manipula o alimento na hora de cozinhar também pode fazer com que haja a contaminação cruzada. Por isso, é importante que:
Faça a higienização correta dos utensílios, como facas e tábuas, para a manipulação de alimentos crus e cozidos
Evite manipular alimentos diferentes ao mesmo tempo, na mesma superfície.
Não armazene alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame.
Nunca manipule os alimentos sem higienizar corretamente as mãos. Após mexer no lixo ou pegar no dinheiro, por exemplo, sempre lave as mãos.
Para casos específicos em que a contaminação cruzada do glúten precisa ser evitada, os cuidados devem ser ainda maiores. Sugerimos:
Ter um armário exclusivo para guardar os alimentos sem glúten;
Se possível a cozinha de casa seja exclusiva para cozinhar receitas sem glúten, ou pelo menos uma área exclusiva;
Ter utensílios, principalmente os de madeira, e os equipamentos (batedeira, liquidificador, processador, etc), exclusivos para preparar as receitas sem glúten;
Quando for ao mercado, empório ler o rótulo, certificar que NÃO CONTÉM GLÚTEN;
Certificar que os produtos que já vêm fatiados e picados sejam realizados em cozinhas exclusivas sem glúten;
Não utilizar o mesmo óleo de cozinha que fritou alimento com glúten;
Utilizar forno, sanduicheira, batedeira, liquidificador, panela, e demais itens exclusivos que nunca tenha utilizado antes, para assar alimentos sem glúten;
Verificar se o café não está misturado com cevada, que contém glúten.
Portanto, se você tem alguma restrição com glúten, pode ficar tranquilo: contaminação cruada não existe na Santa Pausa!
תגובות