top of page
  • Tati Barros

Leite vegetal: opções e como preparar em casa



O leite é um daqueles alimentos que faz parte da nossa rotina alimentar, de diferentes formas, desde a infância até a vida adulta. Mas, isso não quer dizer, necessariamente, que seja algo positivo. Pelo menos, não para algumas pessoas.


O leite de origem animal pode causar reações como mal-estar, má digestão e, claro, a intolerância à lactose. Se você deseja - ou precisa por recomendação médica - tirar esse item da dieta, não precisa entrar em desespero. O que não faltam são opções mais saudáveis - e até mesmo - mais saborosas - para fazer essa substituição. Que tal experimentar os diferentes tipos de leite vegetal?


5 opções de leite vegetal para você testar


O leite vegetal, além de ser livre de lactose e colesterol, é uma opção nutritiva para quem deseja reduzir ou cortar de vez os alimentos de origem animal. Pensando nisso, vamos te apresentar algumas opções, contar seus benefícios e o melhor: ensinar como preparar alguns deles. Afinal, economia é bom e todo mundo gosta, né?


Leite de soja


O tipo mais comum, porém não é o que tem o sabor mais agradável entre todos. Em contrapartida, é rico em cálcio e proteínas, o que o torna um excelente substituto ao leite de vaca.


Leite de amêndoas


Sem dúvidas, um dos mais saborosos e nutritivos, com a desvantagem de ter um valor mais elevado. É muito indicado para pessoas anêmicas ou que precisam de um complemento alimentar, além de ter um alto teor de potássio e ajudar no controle do colesterol. Também tem uma boa digestão.


Como preparar em casa: Coloque uma xícara de amêndoas cruas e sem sal de molho em uma vasilha com água filtrada e deixe de molho por seis a oito horas. Depois, escorra a água e bata as amêndoas no liquidificador com a água nova até ficar uma mistura homogênea. Coa e pronto.

Leite de aveia

Uma opção mais popular e super nutritiva. O leite de aveia possui mais carboidratos do que o arroz e o trigo e é boa fonte de fibras. Além disso, auxilia no controle do colesterol e evita que elementos nocivos atinjam o organismo.


Como preparar em casa: Deixe 1 xícara de aveia de molho em 1 xícara de água por 1 hora. Coe e bata no liquidificador com 3 xícaras de água filtrada até obter consistência homogênea. Coe no coador ou pano.


Leite de nozes


Outra oleaginosa que, em forma de leite, também confere benefícios para a saúde. As nozes ajudam a reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2 e ainda aumentam os níveis de serotonina, hormônios responsáveis pelo bom humor.


Como preparar em casa: Bata no liquidificador 2 copos de água para cada copo de nozes, até obter a textura desejada. Coe e sirva como desejar.


Nesse artigo selecionamos opções nutritivas, saborosas e que você consegue preparar em casa facilmente. Além dessas opções, ainda há várias outras, como leite de coco, de arroz, de semente de girassol e algumas mais. Vale testar vários e escolher aquele que agrada mais o seu paladar. O importante é manter a alimentação saudável em dia!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page