top of page
  • Tati Barros

Açúcares mais saudáveis para inserir na sua dieta


Não tem como negar: o açúcar é daquelas tentações difíceis de fugir. Tirar completamente o ingrediente da dieta é uma missão quase impossível de cumprir, sabemos bem. Mas tudo certo! Você não precisa de uma mudança tão radical para se manter saudável. A solução pode ser trocar o açúcar branco por açúcares mais saudáveis. E é sobre isso que vamos falar agora.


Açúcares mais saudáveis


É importante saber que, embora muitas vezes seja visto como vilão, o açúcar também exerce funções positivas em nosso organismo. Ele, por exemplo, aumenta nossos níveis de dopamina e serotonina, que são conhecidas como hormônios do prazer e bem-estar.


O grande problema está no uso excessivo, já que ele passa a ser armazenado em nosso organismo sob a forma de triglicérides, o que colabora para o aumento do risco de doenças cardiovasculares, ganho de peso e diabetes.


Por isso, uma das alternativas para reduzir esses perigos é investir em opções mais saudáveis para o corpo, em comparação ao açúcar branco e outros disponíveis no mercado. Os que mais indicamos são:


Açúcar de maçã


Bastante presente nos produtos da Santa Pausa, esse açúcar possui um baixo valor calórico e é bastante nutritivo. Ele contém vitaminas do complexo B, sais minerais, fósforo e ferro, além das fibras. Outra vantagem é que possui um baixo índice glicêmico, o que quer dizer que ele é absorvido mais lentamente pelo pâncreas e liberado aos poucos para o sangue. Isso faz com que ele seja uma boa opção para os portadores de diabetes.


Açúcar de coco


Outra opção que utilizamos nas produções de nossos produtos, o açúcar de coco é um alimento 100% natural, sem passar por qualquer tipo de refinamento e nem possuir conservantes. É o tipo mais nutritivo dentre todos os outros disponíveis no mercado, sendo rico em minerais e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Assim como no caso do açúcar de maçã, possui um baixo índice glicêmico e pode ser consumido por diabéticos.


Algave


Esse adoçante natural é extraído de uma planta de origem mexicana que, inclusive, é matéria-prima da tequila. Ele é mais doce que o açúcar e o mel e, inclusive, tem uma aparência que lembra bem esse segundo. No entanto, uma diferença entre os dois faz com que o algave seja uma melhor opção: por adoçar mais, ele exige uma menor quantidade. Sua composição é de entre 75% e 90% só de frutose. Em comparação com o açúcar, ele tem capacidade de adoçar até 50% mais e possui um menor índice glicêmico.


Stevia


Outro adoçante natural, extraído da folha da Stevia rebaudiana, que possui

origem sulamericana. A stevia é capaz de adoçar cerca de 300 vezes mais que o açúcar e com a grande vantagem de conter zero caloria, o que a torna ótima opção para quem está de dieta.


Independentemente de qual seja a sua escolha, é sempre importante lembrar que o consumo de açúcar deve ser moderado, para evitar prejuízos à saúde. E na dúvida de qual é a melhor opção para você, consulte um médico ou nutricionista.



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page